Copywriting palavras que transformam cliques em pacientes

Copywriting palavras que transformam cliques em pacientes

Copywriting significa o uso de palavras adequadas para cada contexto com objetivo de guiar seu público para uma determinada ação, ou seja, sua linguagem precisa influenciar as pessoas a tomarem a decisão e essa ação varia de acordo com a sua meta. Vamos conhecer o trabalho de Copywriting palavras que transformam cliques em pacientes.

O copywriter usa técnicas para criar conteúdos irresistíveis. O objetivo é entender as necessidades fundamentais do ser humano (persona) de acordo com seus padrões de pensamentos, emoções e comportamento, falei em um artigo anterior como conhecer sua persona, clique para ler sobre persona.

Um estudo realizado por Gregory Ciotti, escritor do portal americano Help Scout demonstra o poder de uma copywring bem feita.

Copywriting - Conheça as palavras que multiplicam vendas e transformam cliques em consulta

Copywriting - Conheça as palavras que multiplicam vendas e transformam cliques em consulta

As pessoas do estudo ao se depararem com a primeira pergunta se questionaram se teriam o suficiente para doar, veja que a pergunta não feita de forma clara. Ao ser esclarecido que cada centavo faria a diferença gerou na mente dos usuários a certeza de poder ajudar. A qualidade das suas palavras aplicadas de forma correta determina a qualidade do seu marketing. Palavras são gatilhos que disparam experiências e necessidades dentro de nós.

Para escrever um texto bem otimizado, com referências internas e externas e seguir as regras de copywriting é necessário muitas horas de estudo. Uma boa copywriting deve levar em consideração a experiência do usuário, portanto não será em todos os casos que será utilizado os cinco elementos.

Vamos conhecer os principais elementos da Copywriting palavras que transformam cliques em pacientes.

1- Imediatismo/urgência:

O principal objetivo do primeiro elemento da copy é capturar a atenção do leitor de modo a causar nele urgência em tomar uma atitude para que ele não seja prejudicado. O mecanismo do senso de urgência desperta o instinto natural do ser humano de sobrevivência, restando apenas uma atitude a ser tomada por ele.

As principais palavras que provocam no leitor a sensação de imediatismo/urgência são:

  • Descubra;
  • O segredo/A verdade;
  • A partir de agora;
  • Você vai descobrir;
  • Nunca te contaram como;
  • Agora/Nesse momento.

Exemplo de frase irresistível aplicado para uma clínica de psiquiatria.

“Descubra agora o seu nível de ansiedade”

2- Conexão:

Após capturar a atração do usuário o próximo passo é conectar-se com ele, fazendo com que o usuário perceba que a sua clínica será capaz de resolver o problema dele.

Nesse momento estamos trabalhando um contexto emocional com o usuário, a percepção dele será que está diante de um parceiro e referência no que está dizendo. 

As principais palavras que provocam no leitor a sensação de conexão são:

  • Você – Use o pronome você, é a segunda melhor palavra que gostamos de ouvir depois do nosso nome.
  • Passo a passo;
  • Aprenda os tratamentos indicados;
  • Pessoas comuns.

Exemplo de frase irresistível aplicado para uma clínica de cirurgia plástica.

“Você vai descobrir nesse vídeo a cirurgia ideal para…”


3- Especificidade

A técnica da especificidade como demostrei no começo do artigo é usada para deixar claro quais os passos ele terá que dar para conseguir o objetivo esperado.

Exemplo de palavras para especificidade:

  • Em x procedimentos;
  • Em x consultas;
  • X dicas infalíveis;
  • X fatores de risco;
  • x em cada x.

Exemplo de frase irresistível aplicado para uma clínica de estética:

“Elimine as marcas de expressão em apenas 2 sessões.”


4- Transformação:

A transformação é a técnica de mostrar para o usuário como será a experiência dele após entrar em contato com seu serviço. Por exemplo, se você é um médico dermatologista, através da técnica de transformação poderá demostrar para o usuário como será a vida dele após aplicação de um Botox ou Preenchimento.

Quando seu conteúdo conseguir chegar nesse nível, conseguirá mostrar valor para quem lê ao ponto do preço do procedimento ser menos relevante.


5- Chamada para ação (call-to-action):

As quatro técnicas acima servem para guiar o usuário no caminho da jornada de compra. A técnica de Call to Action é a fase em que você irá levá-lo até a ação que você quer que ele faça.

Ao colocar em prática todos estes passos, pode ter certeza que a taxa de conversão dos seus conteúdos aumentará sensivelmente.

#1 – Título irresistível – Se o seu título não for irresistível ninguém terá interesse por ele. Invista tempo no seu título

#2 – Seja criativo e inovador – Não use sempre a mesma fórmula e conteúdo – Faça pausas quando estiver com bloqueio criativo, busque inspiração em livros, filmes, até conhecimentos rotineiros geram ideias.

#3 – Não exagere – Muitos conteúdos com objetivo de ranqueamento utilizam técnicas que nem sempre valorizam a qualidade do conteúdo. Seja moderado e leve sempre em consideração a experiência do usuário.

Alguns exemplos:

A introdução do que você quer apresentar deve ser irresistível. Deixe claro logo no início qual problema você vai resolver Ex. ( Descubra em 5 passos como decidir qual o melhor procedimento: Botox ou Preenchimento. [ Clique aqui ]

Mostre seus benefícios da oferta. Ex: (Descubra as vantagens e desvantagens de cada procedimento e descubra qual o melhor para você).

Sua copy precisa conter além dos 5 elementos principais, características individuais da sua clínica ou consultório, para que o usuário possa ter a mesma sensação no momento do atendimento. Tenha claro que não estamos falando de inserir todas as fotos da clínica ou escrever o que você gostaria, e sim de conteúdo que o cliente gostaria de ler.

A melhor técnica para escrever copywriting que existe é um cliente satisfeito.

E aí gostou? Seu Copywriting está gerando o resultado esperado?

Se não, entre em contato. CLIQUE AQUI.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer fazer parte da conversa?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *