Marketing Médico

Marketing Médico: Metodologia para atrair mais pacientes para sua clínica

Marketing Médico: Metodologia para atrair mais pacientes para sua clínica

Você vai conhecer agora a metodologia de marketing médico utilizada pelas clínicas de sucesso para atração de novos pacientes todos os dias. Você quer aprender a fazer marketing médico? Aprenda a metodologia nesse post!

Não é novidade que os pacientes estão muito mais exigentes e antenado que antigamente. Hoje o paciente já chega na clínica sabendo o que quer.

O Google passou a ser a primeira opção na hora de pesquisar sintomas e encontrar especialistas bem avaliados por outros pacientes.

Isso abre uma excelente oportunidade para que médicos e demais profissionais da saúde utilizem dessa metodologia para  atrair mais pacientes e fidelizá-los por meio de estratégias de marketing bem feitas.

Você deve estar se perguntando se realmente vale a pena investir no marketing médico ou credenciar sua clínica em algum convênio e aguardar os resultados aparecerem já é suficiente? Quais os meios para começar um trabalho de marketing médico? Qual o prazo para o marketing médico trazer os primeiros pacientes?

Veja a resposta a essas e outras perguntas nesse guia prático!

Vale a pena investir em Marketing Médico?

Para muitos médicos, o bom e velho boca a boca parece funcionar muito bem, sem contar os catálogos de convênio que disponibilizam o contato dos médicos parceiros e garantem um bom número de consultas. Mas será que isso é suficiente para seu consultório ter um fluxo de novos pacientes todos os dias? Médicos que atendem convênio podem fazer marketing médico?

O objetivo do marketing médico não é só conseguir mais pacientes, e sim ajudar mais pessoas a resolverem seus problemas. O marketing médico resolve da seguinte forma.

Primeiro, estratégias de Inbound Marketing para Saúde, pode ajudar muitas pessoas que buscam informações a encontrarem o site da sua clínica na web. O objetivo dessa estratégia é capturar o contato dos possíveis pacientes interessados no seu trabalho para criar relacionamento com eles até o momento do fechamento da consulta.

Segundo, o  marketing bem feito cria uma relação mais estreita com os seus futuros pacientes. Assim, eles estarão mais propensos a fecharem o tratamento na sua clínica e não no seu concorrente que não faz um trabalho de marketing.

Com isso você vai conseguir mais pacientes e se posicionará como autoridade na sua área de especialidade independente no tamanho da sua clínica, número de médicos que trabalham com você ou faturamento.

A metodologia de marketing médico de sucesso

Em toda estratégia de marketing é preciso seguir alguns passos básicos, fundamentais para o sucesso.

Veja a seguir como criamos uma metodologia sólida sem desviar o foco do que é atrair mais paciente para o seu consultório e tornar sua clínica uma referência.

Defina suas metas

Defina as metas que a sua clínica quer alcançar com o marketing e para isso há vários objetivos diferentes que você pode buscar com o marketing, conheça algumas metas e objetivos comum das clínicas.

• Conquistar mais pacientes;

• Fidelizar os pacientes atuais da clínica;

• Se posicionar como autoridade ou tipo de tratamento;

• Aumentar faturamento do consultório;

• Atender apenas pacientes particulares.

Suas metas são os seus objetivos pessoais de vida, eles vão definir as ações no restante do planejamento. 

Defina suas estratégias e personas

A estratégia de marketing médico é extremamente importante, por isso  ter um planejamento de Inbound Marketing eficiente para gerar os primeiros e conseguir os primeiros pacientes é fundamental.

Estratégia de Atração: Definir quais canais serão usados para atrair os pacientes. Exemplos: Site, mídias sociais ou blog.

Estratégia de Conversão: Quais páginas específicas para conversão serão criadas: Exemplos: Landing Pages, formulários personalizados, pop-ups e campos personalizados.

Estratégia de Relacionamento: Como cada pessoa que converter em seus materiais receberá seus conteúdos com base no perfil e interesse delas, basicamente essa estratégia define qual o momento certo para uma pessoa receber um conteúdo seu.

Analise os resultados

Não basta ter meta e colocar em prática, é importante acompanhar o progresso de cada tática aplicada no marketing médico para saber se está surtindo efeito ou não.

Métricas importantes para todo marketing médico:

> Quantidades de conversões através dos canais utilizados;

>Custo para adquirir cada conversão;

>Quantidade de pacientes passaram em consulta através do marketing médico.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer fazer parte da conversa?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *