Marketing para Dentista
Algumas Clínicas odontológicas veem crescendo em um nível assustador, deixando de lado todas as más notícias da crise enquanto isso muitas outras estão fechando as portas e tentando recorrer a convênios para cobrir essa falta de bons pacientes particulares interessados. O planejamento de Marketing para Dentista é essencial para definir quais metas irão ser trabalhadas no curto, médio e longo prazo, porém, nem todos os profissionais dessa área investem algum tempo nesse planejamento. Nesse artigo vou te ensinar a criar uma estratégia de Marketing para o crescimento do seu consultório.
Passo 1- Criando a estratégia
Fase 1 – A primeira fase do planejamento é definir seu público alvo, imagine como será seu paciente ideal, se ele mora próximo, qual valor ele paga pela consulta, quantos tratamentos ele costuma realizar, se indica a clínica, qual idade, sexo, comportamento, etc. Gaste uma boa quantidade do tempo definindo bem o perfil do seu paciente. Ficou com dúvida na criação do perfil do paciente ideal? Solicite minha ajuda
Fase 2- Agora que já definimos o perfil do paciente ideal, é hora de entender quais as necessidades o seu paciente possui, é um paciente decidido a fazer um tratamento estético ou é um paciente que ainda está orçando uma consulta? Em qual estágio ele está e qual tipo de conteúdo é o ideal para ele.
Passo 2- Relacionamento com o Paciente
A relação da clínica odontológica com o paciente deve ser a mais transparente possível para evitar atrito na comunicação através de qualquer canal. Pacientes podem desistir da sua clínica ou do tratamento por falhas na comunicação com o dentista, o marketing para dentista precisa estar bem alinhado as decisões com a diretoria e time de vendas, assim tudo que for decidido será imediatamente atualizado nos canais de comunicação.
Passo 3- Promoção da clínica
Na hora de divulgar a clínica é muito importante seguir o Código de Ética Odontológico para não ter problemas futuros com seu CRO.
Facebook e Instagram: É um excelente canal para divulgar seu trabalho, minha dica é que você crie uma agenda semanal de postagem e que sejam as mais relevantes para o público alvo possível.
Anúncio no Google: Extremamente fundamental estar presente no Google, imagine que a cada 10 novos pacientes na sua clínica, 8 o encontrará através do Google, a clínica que não está bem posicionada está perdendo já uma enorme quantidade de pacientes.
E-mail Marketing: As clínicas que já possuem uma base de pelo menos 150 contatos reais de pacientes ou visitantes do site precisam gerar conteúdo para se relacionarem com seus pacientes e assim criarem vínculos mais fortes com o paciente. É um canal muito interessante quando se tem um site que os pacientes acessam e vão embora sem ligar na clínica. Comece enviando 1 e-mail por mês para seus pacientes dando dicas de limpeza, novidades em tratamentos ou ofertas e veja como terá um resultado interessante.