Por que sua clínica deveria utilizar a estratégia de Inbound Marketing?

Por que sua clínica deveria utilizar a estratégia de Inbound Marketing?

Se sua clínica já utiliza ou deseja investir em marketing de conteúdo, é bem possível que você já tenha ouvido falar sobre o Inbound Marketing. Continue lendo e entenda por que sua clínica deveria utilizar a estratégia de Inbound Marketing.

Primeiro, pense se você viajaria sabendo que o piloto não tem nenhum plano de voo e nem destino certo. Você viajaria? Não, não é mesmo. Afinal de contas, as possibilidades de algo dar errado são inúmeras. Pois, sem destino não é possível mensurar a melhor rota, combustível e saber o tempo certo de chegada.

Fazemos essa mesma comparação com o Inbound Marketing, pois assim como qualquer outra estratégia, o Inbound precisa de planejamento para dar certo. Por isso, para não desperdiçar tempo e recursos, preparamos este artigo para você se preparar e saber o por que a sua clínica deveria utilizar a estratégia de Inbound Marketing.

Lembre- se sempre que o planejamento de marketing [ Planejamento de Marketing para Consultório Médico] bem elaborado e executado, pode gerar resultados incríveis para a sua clínica, por isso não deixe de fazer.

Muitas pessoas quando descobrem a capacidade do Inbound Marketing o acham incrível e acabam esquecendo da fase de planejamento o que é um tremendo erro. Pois, acredite: criar conteúdos relevantes e disparar emails sem um foco vai resultar em perda de tempo e recursos.

Para que sua clínica não passe por isso, tenha sempre em mente que o planejamento é o alicerce do projeto de Inbound, é ele quem orienta para onde se quer ir e como chegar lá. Além de manter a clínica organizada, sobre qual conteúdo deve ser criado, quais os canais que devem ser usados, qual o valor de investimento etc.

Lembre – se que o planejamento é um documento que precisa ser revisado periodicamente, pois o plano não é definitivo, devido aos resultados mudarem conforme o comportamento do seu futuro paciente e das ferramentas que utiliza.

Agora que você já entendeu a importância do planejamento de Inbound Marketing [ O que você ganha com o Inbound Marketing?], é hora de conhecer as etapas do processo. Descubra:

Por que sua clínica deveria utilizar a estratégia de Inbound Marketing?

Crie a persona:

A persona [Persona para Médico: O que é e como criar para a sua Clínica] é fundamental para a clínica conhecer quem é seu público, assim conseguirá produzir conteúdos relevantes que chamem e atendam às necessidades do seu cliente em potencial.

Desenvolva a jornada de compra da sua persona

Com as personas criadas, agora é hora de desenvolver a jornada de compra, ou seja, o caminho que o seu cliente ideal precisa percorrer até efetuar a compra do produto/serviço oferecido pela clínica. Essa jornada vai auxiliar na definição dos objetivos e na produção dos conteúdos para cada etapa da jornada. E essa geração dos conteúdos faz parte do funil de vendas. Aí, você me pergunta. O que é Funil de vendas?

Funil de vendas nada mais é do que parte da jornada de compra em que cada ação de marketing é elaborada para cada etapa em que persona que esteja. As etapas são:

Aprendizado

É quando os visitantes de seus canais (site, blog etc) ainda não sabem se tem uma determinada necessidade ou não. Por isso, é preciso chamar a sua atenção e despertar o interesse dele.

Reconhecimento

É quando o visitante descobre que tem a necessidade daquela informação e se torna um lead e passa a consumir os conteúdos.

Solução

É quando o visitante percebe que aquele serviço/produto é a solução para a sua necessidade.

Compra

Nesta etapa o lead já está qualificado para se tornar um cliente, ou seja, é nesta hora que precisa ser abordado com um conteúdo/ mensagem de venda, sempre ressaltando as vantagens e explicando o porquê que a sua clínica é a melhor opção para a necessidade dele.

Determine as metas e os objetivos

Onde você quer chegar? O que você quer alcançar através das ações do Inbound Marketing? Quer que a sua marca seja reconhecida? Quer ter mais visitantes em seu site? Quer ter mais pacientes? É nesta hora que se deve determinar as metas e os objetivos a serem alcançados.

Lembre- se que as suas metas devem ser atingíveis. 

Defina os canais, ferramentas e a estratégia a ser utilizada

Inbound Marketing possui diversos canais, ferramentas e estratégias para alcançar o paciente ideal. Veja os principais:

  • Site
  • Blog
  • SEO
  • Redes Sociais
  • Email marketing
  • Landing Pages
  • Automação de marketing
  • CRM

Produza conteúdos relevantes

O conteúdo é força do Inbound Marketing, são eles artigos em blog, ebooks, emails, vídeos, infográficos. Conteúdos relevantes atraem os pacientes certos e levam eles até o estágio de se tornarem futuros pacientes.

O desenvolvimento do seu conteúdo vai depender do seu objetivo, persona e jornada de compra. Nesta etapa do processo é cheia de ações fundamentais para o sucesso da sua clínica. Veja quais são:

  • Defina a finalidade do seu conteúdo;
  • Estabeleça o formato do conteúdo;
  • Escolha a estrutura a ser utilizada
  • Escolha as palavras-chaves;
  • Defina um calendário para os seus conteúdos.

Elabora as métricas para mensuração dos resultados

No final, basta mensurar as métricas para analisar quais ações tiveram mais impacto em sua clínica. Conheça alguma delas:

  • Leads (contatos) gerados;
  • Número de visitantes em seu site;
  • Taxa de conversão;
  • Custo por lead
  • Custo por visitante
  • ROI (retorno sobre investimento)

Desenvolvendo as métricas certas, sua clínica será capaz de alcançar resultados incríveis. Por isso, mensure e analise sempre.

É isso! Agora você já conhece e entende do por que sua clínica deveria utilizar a estratégia de Inbound marketing. Não deixe de criar! Garanta resultados incríveis! Se tiver dificuldade para desenvolve-lo, entre em contato conosco. Nós iremos auxiliar na criação da sua estratégia ideal de Inbound Marketing para a sua clínica.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer fazer parte da conversa?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *