Pensando em abrir o próprio negócio? Confira como com planejamento e organização financeira você pode tirar do papel o sonho de ter a sua clínica médica. Quer saber como? Continue lendo o artigo.
Passo importante para a carreira de um profissional de saúde, empreender em uma clínica médica própria é parte do processo de construção de imagem e reputação de especialista. Mas, para que tudo funcione da maneira adequada, é necessário encarar o consultório como um negócio como outro qualquer.
Para ter mais clareza sobre o projeto e tomar decisões mais assertivas, é imprescindível contar com um bom plano de negócios. Não sabe como começar? Confira a seguir 6 modelos de negócios para conhecer e se inspirar.
Procurando funcionalidade? Essa pode ser a opção para você. O modelo de clínica popular tem custos operacionais mais baixos e demanda menores investimentos. São alternativas a usuários que não possuem plano de saúde e precisam de assistência médica, mas não querem recorrer ao SUS.
O modelo tem sido amplamente difundido nos últimos tempos em todo o país, logo, para que a concorrência não seja um obstáculo, é preciso investir em um bom marketing médico para atrair mais pacientes à sua clínica e manter o negócio rentável.
E as franquias, já considerou esse modelo? Por já serem conhecidas e possuírem credibilidade no mercado, a opção facilita a conquista de novos clientes. Por outro lado, o investimento em franquia de clínica popular é mais alto e você terá que seguir um modelo de negócio pré-estabelecido pela marca.
A CID facilita ainda a realização de pesquisas sobre a ocorrências de determinadas doenças em uma localidade ou em uma quantidade proporcional de pessoas. Essas estatísticas possibilitam a criação de medidas preventivas e educativas para a população e permite aos órgãos governamentais condutas mais ágeis.
Trata-se de um modelo de sociedade entre profissionais da saúde. O bacana aqui é a possibilidade de ter uma clínica com atendimento para diversas especialidades e conseguir pacientes por meio de indicação dos colegas que dividirão o espaço com você.
Esse é modelo de negócio mais convencional e pode demandar mais investimentos, principalmente em divulgação. É preciso levar em conta dois aspectos fundamentais: localização e imagem digital, escolhas estratégicas que levarão mais pacientes à sua clínica.
Conteúdos relevantes aumentam a sua presença digital e relevância. Você sabia que investir em um plano de marketing eficiente pode promover o seu negócio e te ajudar a ganhar reconhecimento? Confira como o Marketing Médico Técnica para Trazer Mais Pacientes para o Consultório.
Para os que desejam se especializar e realizar exames laboratoriais, as clínicas de diagnóstico especializado são opções rentáveis para os profissionais. Para que o negócio vá bem, é fundamental atender planos de saúde. Uma outra opção é realizar parceria com hospitais, assim, o laboratório terá acesso exclusivo a esses pacientes.
Já a modalidade de policlínicas funciona como uma unidade de saúde para atendimento ambulatorial de diversas especialidades. Dessa forma, você poderá contratar outros profissionais que ofereçam serviços além da sua especialidade e ganhar com a venda desses serviços.
Ficou mais fácil ter uma visão geral do que há disponível no mercado? Agora você pode avaliar as opções e escolher a que melhor atende às suas necessidades.
Não é segredo que o sucesso do negócio depende de um atendimento de qualidade e posicionamento digital.
Seja criativo! Faça uma lista de nomes para clínicas e dê mais personalidade para o seu negócio.
E antes de começar a divulgar o seu consultório, não esqueça de conferir as Regras da Publicidade Médica. Precisa de orientações? Nós podemos ajudar!