Gsaúde Marketing

CID: 10 principais códigos e como usar

CID: 10 principais códigos e como usar

O que é CID-10 e qual a sua função? A Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, conhecida como CID, trata-se de uma padronização universal responsável por monitorar e classificar a incidência de doenças, sinais, sintomas, queixas, lesões, distúrbios, causas para ferimentos e circunstancias sociais.

CID padroniza e oferece um panorama geral da situação da saúde global aos médicos e outros profissionais da saúde. Publicada e revisada periodicamente pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a lista busca otimizar e uniformizar a nomenclatura das enfermidades, contribuindo para uma comunicação mais assertiva entre os profissionais, evitando confusões comuns.

 
CID: 10 principais códigos e como usar

Qual o significado da sigla?

A CID é formada por uma letra e dois algarismos, em que é possível identificar a doença, sintoma, aspectos fisiológicos e outros. E o 10 que acompanha a sigla? Trata-se da versão da lista. Publicada em 1992, a classificação atual da lista é a de número 10, portanto os profissionais se referem a ela como a CID-10.

Essa padronização ajuda a evitar ambiguidades e permite uma padronização eficiente entre profissionais e órgãos de saúde. Além disso, o código de doenças evita que peculiaridades linguísticas, o idioma e a tradução sejam barreiras e gerem confusão sobre qual doença está se tratando.

Conforme novas necessidades são percebidas, a CID é revista para se adequar e estar em conformidade com a realidade global, garantindo mais qualidade e segurança no atendimento em saúde no mundo.

Como o CID é utilizado e qual sua importância?

De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), não existe a obrigatoriedade da CID constar em atestado médico, apenas nos casos em que o paciente tenha autorizado, devendo constar expressamente no documento. O mesmo se aplica para as guias e procedimentos de reembolso.

A CID facilita ainda a realização de pesquisas sobre a ocorrências de determinadas doenças em uma localidade ou em uma quantidade proporcional de pessoas. Essas estatísticas possibilitam a criação de medidas preventivas e educativas para a população e permite aos órgãos governamentais condutas mais ágeis.

CID: 10 principais códigos e como usar

Aprendendo a ler o CID 10 com facilidade

Diferentemente das edições anteriores, a CID-10 é apresentada em três volumes. No volume I o profissional encontra a Lista Tabular, ou a classificação propriamente dita.

As categorias são representadas por três caracteres, sendo uma letra e dois algarismos, agrupados de acordo com as semelhanças das doenças. Dentro de cada categoria também é possível encontrar as subcategorias, representadas pelo código de três caracteres acrescido de um ponto e um algarismo de 0 a 9, ou seja, quatro caracteres no total, formando o código completo da doença.

Já no volume II é possível conferir as regras, normas, orientações e guias para o uso da classificação, como um manual de instruções com informações detalhadas sobre a CID-10.

No volume III estão reunidas as seções I, II e III, que tratam de um índice alfabético (como na CID-9). Não se preocupe, o volume também acompanha informações de uso do índice, convenções usadas, abreviaturas e outras facilidades.

Vale lembrar que a CID 10 pode ser consultada no site da DATASUS, o Departamento de Informática do SUS.

Recentemente a nova edição, CID-11, foi apresentada durante a Assembleia Mundial da Saúde (MAS), e entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2022. A CID-11 reunirá melhorias significativas em relação as versões anteriores e retratará as modificações e avanços ocorridos na Medicina e Tecnologia nos últimos anos.

Pela primeira vez, o documento será completamente eletrônico, tornando seu uso mais fácil e intuitivo. A nova classificação contará com 55 mil códigos únicos para lesões, doenças e causas de morte em comparação com os 14.400 da atualmente usada, a CID-10

E por falar nas facilidades da tecnologia, você sabe como funciona a Ética Médica nas Redes Sociais e Site?

Ficou com alguma dúvida sobre o que é a CID-10Fale com a gente. Gostou do conteúdo? Compartilhe em sua rede social favorita!

FALAR COM
ESPECIALISTA
ENTRE EM CONTATO

© Gsaúde 2019. | Todos os direitos reservados

WhatsApp chat