Passo a passo para credenciar sua clínica a um plano de saúde

Credenciamento ao plano de saúde pode não ser uma tarefa tão simples, mas é possível tornar a atividade menos complicada e burocrática se você seguir os processos que vamos contar ao longo da leitura.

Para quem está empreendendo em saúde e abrindo uma clínica, o credenciamento de convênios é fundamental para impulsionar o negócio. A conquista de novos pacientes no início de carreira contribui para que o profissional obtenha reputação e torne o consultório competitivo no mercado.

Dessa forma, atender planos de saúde pode ser uma boa opção para você. De acordo com os dados gerais da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), segundo um levantamento realizado em junho de 2019, cerca de 47 milhões de pessoas possuem planos privados no país.

Do mesmo modo, é preciso ter em mente que as consultas atendidas via plano de saúde possuem valor inferior quando comparadas as consultas particulares.

Em outras palavras, apenas a estrutura de divulgação das operadoras de saúde pode não ser suficiente. Vale a pena buscar alternativas para conquistar novos pacientes e se aproximar dos atuais aplicando técnicas de Marketing Médico

Aliás, as estratégias de comunicação são tão importantes, que devem ser contempladas no seu planejamento estratégico quando for montar um consultório médico.

Consultório médico virtual: entenda como funciona e vantagens

Como se credenciar a um plano de saúde?

É possível se credenciar a um plano de saúde de duas formas: como pessoa física (PF) ou pessoa jurídica (PJ). Para formalizar o interesse, o médico deve entrar em contato com a operadora de saúde ou convênio escolhido, separar e enviar a papelada.

Comece pesquisando as operadoras com quem gostaria de trabalhar, por exemplo: em uma busca rápida no Google sobre amil credenciamento você poderá encontrar uma área exclusiva com informações sobre como ser um credenciado.

Quais os documentos necessários para o credenciamento de pessoa física (PF)?

A relação de documentos pode variar de acordo com a operadora, mas, no geral os documentos mais pedidos são:

  • Inscrição do Cadastro de Constituintes Mobiliários (CCM) ou Imposto Sobre Serviço (ISS) junto à prefeitura;
  • Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES);
  • Certificado atualizado de inscrição da entidade junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM);
  • Alvará da Vigilância Sanitária atualizado;
  • Alvará de funcionamento atualizado;
  • Currículo, diploma, CPF e título de especialista do responsável técnico;
  • CRM ou crédito do responsável técnico;
  • Comprovante da conta bancária;
  • Dados do local de atendimento.

No caso de pessoa jurídica (PJ) os documentos necessários são:

  • Contrato social ou ata de constituição;
  • Última ata de reunião ou alteração contratual;
  • Cartão do CNPJ atualizado;
  • Inscrição do CCM ou ISS junto à prefeitura;
  • CNES;
  • Comprovante do último pagamento do ISS;
  • Comprovante do último pagamento da Taxa de Fiscalização de Estabelecimento;
  • Certificado de inscrição da entidade junto ao CRM atualizado;
  • Alvará da Vigilância Sanitária atualizado;
  • Alvará de funcionamento atualizado;
  • Currículo, CPF, diploma e título de especialista do responsável técnico;
  • CRM ou crédito do responsável técnico;
  • Relação do corpo clínico;
  • Comprovante de conta bancária.

Após a análise, a operadora ou o convênio irá propor um contrato de credenciamento com tempo determinado, que poderá ser renovado.

Existe limite para credenciamento?

Não existe limite para credenciamento de convênios, e, de acordo com a Medida Provisória nº2.177-44/01, o convênio não pode exigir contrato de exclusividade para o profissional. Portanto, o médico pode se credenciar a quantas redes desejar.

Antes de iniciar o credenciamento ao plano de saúde, dedique um tempo para pesquisar sobre as particularidades de cada operadora.

Converse e peça recomendações aos colegas que já são credenciados a convênios, verifique os procedimentos de cada operadora, como ocorrem os pagamentos e claro, atente-se as cláusulas do contrato.

Consultório médico virtual: entenda como funciona e vantagens

É necessário renovar?

Sempre que o contrato com a operadora acaba ou alguma mudança ocorre como alterações em razão social, atividade ou Cadastro de Contribuintes Mobiliários, é necessário entrar em contato para renova-lo.

Como funciona o pagamento?

A saber, é aqui que o processo caminha devagar. Receber os pagamentos pelas consultas pode ser bastante burocrático e demorado. Para exemplificar: cada atendimento gera uma GUIA TISS, um documento que padroniza as informações das consultas, suprimentos e equipamentos utilizados.

No final do mês, todas essas guias devem ser cadastradas em um sistema online de faturamento da operadora. Para garantir, cheque todas as informações da sua clínica antes de enviar, desse modo, você não apenas evita erros, como também a recusa da guia (glosa), o que prejudica o processo de reembolso realizado pela operadora.

Após os preenchimentos, é necessário imprimir as guias e envia-las pelos Correios à operadora. Como cada uma varia com relação ao período de pagamento, é importante acompanha-lo e, em caso de uma eventual glosa, recorrer pelo pagamento dentro do período estabelecido. 

Como funciona o credenciamento no Sistema Único de Saúde (SUS)?

A solicitação de credenciamento é feita por meio de edital público, com duração de dois anos. Os profissionais credenciados devem atender aos pacientes em seus próprios consultórios e clínicas.

Regulamentação da relação consultório X operadora de saúde

A regulação deve seguir o contrato escrito, conforme a Lei nº 13.003/14. Nele devem estar contidas as obrigações quanto aos serviços contratados, critérios de pagamento, obrigações e responsabilidades das partes e as penalidades pelo não cumprimento dessas.

Por fim, tendo em mente os prós e contras do credenciamento ao plano de saúde, é importante que o profissional aproveite essa relação para captar mais pacientes e ganhar mais espaço e visibilidade dentro de sua especialidade.

ATENÇÃO!!!

NAO FAZEMOS O CREDENCIAMENTO MÉDICO. ESTE ARTIGO TEM O OBJETIVO DE INSTRUIR 

Uma resposta para “Passo a passo para credenciar sua clínica a um plano de saúde”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALAR COM
ESPECIALISTA
ENTRE EM CONTATO

© Gsaúde 2019. | Todos os direitos reservados

WhatsApp chat