A excelência no atendimento começa pela recepção

Todo mundo sabe que prestar um bom atendimento é essencial para conquistar clientes fiéis e satisfeitos. Quando pensamos em como isso pode ser aplicado em um consultório médico, é natural que o foco sempre fique no relacionamento entre médico e paciente, mas na verdade vai muito além disso.

A clínica ou consultório deve oferecer o melhor atendimento possível em todas as etapas de interação com seus pacientes e não somente durante a consulta. O diferencial já começa na comunicação virtual ou pelo telefone, e continua com o atendimento presencial, tanto na recepção da clínica quanto na finalização da consulta.

Neste ARTIGO, destacaremos como um bom atendimento pode ser o diferencial da sua clínica/consultório e falaremos sobre quais ferramentas devem ser aplicadas para que todo o processo se torne alinhado.

A importância de um bom atendimento

Você provavelmente já ouviu falar que “a primeira impressão é a que fica”. De fato, quando estamos falando em oferecer um serviço de qualidade e fortalecer uma marca, esse ditado não falha. Além da já esperada gentileza, paciência e atenção, os pacientes sempre vão esperar eficácia e praticidade no atendimento, de modo que seja simples, amigável e satisfatório no final.

O objetivo da clínica deve ser sempre proporcionar uma experiência positiva ao paciente desde o primeiro contato. Ao telefone o atendente precisa transmitir confiança e cordialidade, assim como fazer com que a pessoa do outro lado da linha se sinta confortável. Esse já é um começo muito positivo para garantir que a consulta seja marcada.

Abaixo separamos dicas básicas que podem ser utilizadas pelo atendente em uma marcação de consulta pelo telefone:

·         Faça perguntas abertas ao paciente;

·         Não dê respostas lacônicas como SIM ou NÃO;

·         Deixe o paciente falar. Não interrompa. Faça com que ele se sinta ouvido, isso traz satisfação;

·         Aplique uma escuta ativa, ou seja, preste atenção na fala do paciente e demonstre um interesse genuíno pelo assunto;

·         Não fale mais do que o paciente.

O poder do on-line

Atualmente, contamos com uma vasta diversidade de ferramentas que podem ser usadas para esses fins, então o telefone nem sempre será a única porta de entrada para novos pacientes.

É aqui que queremos chegar! Um site bem organizado e com todas as informações que as pessoas precisam a respeito da clínica e dos profissionais que compõem a equipe, assim como uma opção de “agendar consulta” por meio do próprio site, com certeza são grandes diferenciais.

Lembre-se que “quem não é visto não é lembrado”!

Use os aplicativos a seu favor

Com o advento dos aplicativos de mensagens, muitas pessoas preferem entrar em contato através do WhatsApp ou Inbox de redes sociais ao invés de fazer uma ligação. Isso não significa que a informalidade deve reinar. Mesmo por texto, o atendimento também precisa fazer jus à reputação da clínica, oferecendo uma experiência equivalente ao que seria de uma ligação tradicional.

Além disso, é importante não deixar o paciente esperando demais entre uma resposta e outra – lembre-se: eficácia e praticidade! Outra dica importante aqui é que os textos usem uma linguagem compatível com uma clínica médica, ainda assim prezando pela objetividade e livre de erros ortográficos.

Lidando com pacientes

É importante que os médicos e outros profissionais da equipe saibam diferenciar bem seus pacientes de um simples cliente. Diferente de qualquer outro tipo de negócio, uma pessoa normalmente não vai ao médico porque quer, mas sim porque precisa.

Portanto, a sensibilidade é um fator decisivo para oferecer um tratamento de qualidade. Mostrar para cada uma daquelas pessoas que a sua clínica se importa é fundamental, e isso pode ser feito por meio de gestos simples, como entrar em contato na véspera da consulta para confirmar presença, mandar um e-mail ou mensagem de pós-consulta etc.

Tente estruturar sua equipe de uma forma que todos estejam alinhados, isso gera segurança e boa comunicação, e se precisar de uma ajuda nesse processo, conte com a Gsaúde!

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