Como organizar uma estratégia de Marketing de Conteúdo para a sua Clínica?

A cada dia que passa mais clínicas vêm apostando em Marketing de Conteúdo como sua estratégia para se diferenciar da concorrência, atrair novos pacientes e alavancar as suas vendas.

A melhor forma de alcançar os seus objetivos é ter um bom planejamento. Dedique-se ao planejamento de marketing de conteúdo, coloque as ideias no papel e analise qual a melhor para alcançar o seu objetivo e coloque em prática.

Para te ajudar neste processo, separamos neste artigo algumas dicas de como organizar uma estratégia de Marketing de Conteúdo para a sua Clínica. Confira!

Analisar o mercado

A forma mais eficaz de conhecer o seu público é avaliar:

  • Seus novos visitantes do site;
  • A taxa de rejeição;
  • Os comentários nas redes sociais;
  • Idade;
  • Escolaridade;
  • Região onde moram entre outros.

Observe a concorrência como trata os consumidores, como chega até eles. Todas essas informações irão te ajudar a planejar que tipo de conteúdo será mais relevante para o seu público.

Regra de ouro: lembre – se que cada faixa etária costuma ter hábitos diferentes, por exemplo: nem todo mundo usa o WhatsApp ou tem uma conta no Instagram.

Construa suas personas

Persona são personagens semi fictícios que te dão a base para elaboração de conteúdos como: textos, vídeos e outros materiais que conversem com o seu público. Sendo mais claro, personas são “clientes ideais” de pacientes.

Planeje e programe o seu conteúdo

Crie pautas para a sua persona. No início sem a intenção de vender, mas educar eles com dicas e informações relevantes, que possam ser usadas no dia a dia. Por exemplo: você pode falar incialmente sobre bem-estar, atividade física, alimentação.

Canais de comunicação

É essencial escolher os canais de comunicação para uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo. Lembra da nossa regra de ouro do primeiro tópico? Então, as pessoas são diferentes, possuem necessidades diferentes e estão em canais diferentes.

Regra de Ouro: não é preciso estar em todos os canais de comunicação. Escolha aquele que tem melhor popularidade entre seus pacientes. Mantenha os canais atualizados. E sempre tenha um site oficial da clínica.

Inclua um Call to Action

Call to Action é a melhor e a mais eficaz técnica para nutrir os seus pacientes, elas incentivam a participação chamando para uma ação. Elas devem estar presentes em Quizzes e em outras estratégias.

Mensure os resultados

Depois de definir a persona e criar uma estratégia de Marketing Digital é hora de mensurar os resultados. Mas, como analisar os resultados? Os resultados são analisados através dos KPIs (Indicadores – Chave de Desempenho) que são definidos no início do planejamento e são eles que apontam o sucesso da estratégia ou não. E não se esqueça de estabelecer os prazos para as campanhas e observe as métricas com regularidade.

Como definir os conteúdos de qualidade?

Quando falamos em Inbound Marketing, o conteúdo é um auxiliar para potencializar as vendas. Então, é importante classificar os leads conforme sua posição na jornada de compra.

Topo do funil: são os pacientes que não entendem os problemas que possuem, é nessa hora que você precisa dar soluções.

Meio do funil: são os pacientes que já sabem o problema que tem, nessa etapa é importante você direcionar o conteúdo levando o seu paciente para tomar a decisão.

Fundo do funil: são os pacientes que estão a um passo para agendar uma consulta, então o ideal é oferecer um conteúdo chamando ele para agendar.

Regra de Ouro: Existem diversos caminhos a serem seguidos e conquistados, por isso, é importante seguir os níveis do funil.

Agora que você entendeu as etapas do Marketing de Conteúdo, crie um bom planejamento e alavanque os resultados da sua clínica.

E, se você se interessou pelo Marketing de Conteúdo e quer entender melhor como funciona, entre em contato conosco CLIQUE AQUI.

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