O que é email marketing e como ele pode ajudar a sua Clínica?

Você já deve ter ouvido falar que a Netflix é o substituto da TV paga ou que o email será substituído pelo Facebook e outras redes sociais? Pois bem, essas teorias surgem a todo tempo e a gente sabe que as coisas mudam mesmo de um dia para outro, mas de fato, isso ainda não aconteceu e parece estar bem longe de acontecer. Se você não sabe o que é email marketing e como ele pode ajudar a sua Clínica, não se preocupe, nós vamos te mostrar.

O que é email marketing e como ele pode ajudar a sua Clínica?

“Estou muito bem, obrigado”! O email marketing continua sendo uma ferramenta de marketing, que se utilizada de forma correta, pode se tornar o seu melhor aliado para  trazer grandes resultados. O primeiro passo é saber o que é o email marketing e compreender como usá-lo de forma adequada.

A palavra de ordem quando se usa email marketing é  “bom senso”, pois convenhamos, ninguém gosta de entrar no email e ver a caixa de entrada lotada de promoções ou emails no qual não possuí interesse.

 

Por que usar o email marketing?

email marketing

Mas, afinal o que é email marketing?

Sabe aquelas mensagens que você recebe de alguma empresa te convidando ou falando de alguma promoção? Por exemplo: quando a Saraiva te manda as promoções dos livros do mês ou quando você recebe cupons de desconto de cursos, então, isso é o email marketing. Ele é a ferramenta digital mais eficaz para conversões em vendas ou fidelização.

Como ele pode ajudar a sua Clínica?

Primeiro a ferramenta é ótima para se relacionar com seus pacientes e para fideliza-lós. Isso, por que é uma maneira de fazer com que as pessoas se lembrem de você e da sua marca.

Criando um planejamento correto e criando campanhas envolventes você conseguirá alcançar ótimos resultados. Mas, calma! Não dispare vários emails para seus pacientes, pois está ação pode fazer com que muitos se descadastrem ou que o email se torne Spam o que vai fazer com que seu relacionamento criado, vá por água a baixo.

Para se ter resultados é preciso se atentar aos detalhes, como ter sua própria base de contatos. Ah, regra super importante! Não compre em hipótese alguma: listas de emails prontas, mas conhecida como Backlist. Pois, não existe nada mais chato do que receber email de algo que você não autorizou. Faça a sua!

Confira 3 dicas de como criar um email marketing eficiente:

Escreva textos objetivos: Seja claro na hora de escrever seus textos, edite e revise pelo menos 3 vezes, para que contenha no texto somente o necessário para a mensagem.

Use uma linguagem correta: Considere quem está do outro lado lendo o seu texto, por isso, conheça a sua persona [Persona para Médico: O que é e como criar para a sua Clínica]. Conhecendo seus pacientes, você conseguirá estabelecer qual tom de voz poderá usar em seus textos. Mas, lembre- se gírias devem ser evitadas.

Defina o tom da conversa: Os email servem para criar relacionamentos, por isso, crie proximidade em seus textos, trate o leitor pelo nome. Veja mais dicas em [Email marketing: o que você precisa saber? ]

Em sua estratégia de marketing, o email é o canal onde se consegue comunicar de maneira mais próxima com seus potenciais pacientes. E isso traz resultados incríveis. Veja como o email marketing pode ajudar a sua Clínica:

Engajamento dos seus contatos: Quando alguém quer receber emails da sua Clínica, ela espera que você mantenha o contato com ela de tempos em tempos. Por isso, não esqueça de manter um relacionamento constante com a sua base de contatos. Claro, sem exagerar como dissemos antes!

Quando se cria esse relacionamento, você consegue engajar seus leads, fazendo com que eles se lembrem sempre de você e da sua marca o que aumenta as chances de eles virarem potenciais clientes.

Promova seus conteúdos: Regra de ouro: Se você possui um blog, promova seus conteúdos como: artigos, vídeos etc. Mostrar o que você produz é essencial para o sucesso da sua estratégia. E o email marketing é um canal ótimo para se fazer isso. Além, de fazer com que seu blog ganhe mais acesso e aumentar a sua visibilidade na internet.

Eduque e nutra seus contatos: Regra de ouro: Nutrir seus contatos é a estratégia mais importante do Inbound Marketing, pois com ela é possível transformar seus visitantes em contatos e seus contatos em clientes. Para que isso aconteça, eduque seus contatos sobre o seu negócio e crie proximidade com eles.

O email é o melhor canal, pois ele permite que você personalize suas mensagens para as pessoas certas, no momento certo.

Vender: Com certeza, você já recebeu email com ofertas ou promoções? Certo?! Várias empresas, principalmente aquelas que vendem produtos diretamente para consumidores, utilizam esse canal para aumentar as vendas.

Porém, quando se fala em email marketing para Clínicas, você deve estimular seus contatos a realizar transações a partir dos cliques no email, por exemplo: Uma Clínica de Vacinas envia um email chamando seus contatos falando sobre a Febre Amarela e como é importante se prevenir e no final do email uma CTA (botão) chamando para ação de reservar a dose da vacina. Com certeza, quem está interessado em se prevenir ou quem vai viajar vai reservar a dose.

Relacionamento com seus contatos: Lembra da nossa Clínica de Vacinas do tópico anterior? Então, depois que seu contato realizou a reserva/compra da vacina, você não pode se afastar dele. Você precisa continuar encantando ele, criando proximidade com ele, até que ele realize outra reserva/compra ou se torne promotor da sua marca. Lembre- se clientes satisfeitos trazem diversos benefícios para a sua Clínica.

Agora que você já sabe o que é o email marketing e como ele pode ajudar a sua Clínica, basta você aproveitar este canal e enviar aos seus contatos seus conteúdos relevantes e nutri-los.

Tem dúvidas e não sabe como iniciar? Não, tem problema! Nós podemos te ajudar, fale com um dos nossos especialistas [Falar com especialista] e aumente seus resultados.

Por Renata Renze

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