Planejamento de Inbound Marketing: Qual a melhor forma de fazer para a sua Clínica?

Atualmente, quando você precisa de um médico, você procura em guias ou catálogos? A melhor forma para encontrar esse profissional é através de indicação de pessoas conhecidas ou na internet.

Essa mudança tecnológica fez com que muitas clínicas investissem e Inbound Marketing, pois os benefícios são evidentes em menos de 3 meses.

Ficou interessado ? Então, veja algumas dicas para você planejar uma estratégia Inbound Marketing em sua clínica.

Passo a passo para fazer o Planejamento de Inbound Marketing

1º.  Determine os seus objetivos

Lembre-se que o Inbound Marketing para a área da saúde, pode trazer ótimos resultados, mas isso só será eficaz se você determinar o seu objetivo.

Primeiro ponto: Qual é o seu objetivo? O que a sua clínica visa alcançar ou melhorar? Pode ser diversas coisas: desde aumentar os atendimentos, melhorar a satisfação do paciente e até fortificar o seu relacionamento com ele.

A partir da definição do objetivo é que serão determinadas as suas estratégias para o retorno esperado.

2º. Defina a sua persona, ou seja, o seu “paciente ideal”

Para alcançar seu objetivo, você precisa saber com quem quer se comunicar, ou seja, precisa definir quem é o seu paciente ideal. Para que toda comunicação flua de maneira eficaz é preciso que saiba para quem está direcionando o conteúdo.

Por isso, pense com calma qual é o perfil do seu paciente. Veja essas pessoas, dê nome, idade. Tente torna-las o mais real possível. Quanto mais conhecer, mais assertiva será sua comunicação com ela. Saiba como definir sua persona [Persona para Médico: O que é e como criar para a sua Clínica].

3º. Entenda e Respeite o Código de Ética da sua profissão

O Conselho Federal de Medicina (CFM), permite e proíbe algumas formas de publicidade médica, por isso conheça e entenda o código de ética, pois o sucesso das estratégias depende do conhecimento de alguns conceitos e definições que irão ajudar no direcionamento do planejamento, evitando assim futuros problemas.

Como fazer um Inbound Marketing com sucesso?

Para se ter sucesso em Inbound Marketing é importante que você tenha uma boa estrutura digital, como identidade visual, site responsivo e otimizado para as suas estratégias e blog dentro do site para inclusão de material de qualidade.

Para você atrair a atenção do seu paciente ideal, você precisa oferecer a ele informação de qualidade e que seja relevante para o que ele busca, e isso se faz através do marketing de conteúdo, que nada mais é do que produzir material próprio nos mais variados formatos, ( Ebook, Infográfico, Quiz, Artigos).

Muitas pessoas buscam entender o que está acontecendo com elas, e essas buscas ocorrem através da pesquisa na internet. Então, nada mais justo do que oferecer a elas a informação correta. Atraia elas com conteúdos publicados em seu blog.

Com certeza, você já viu aqueles anúncios no Google que ficam nas 3 primeiras posições da primeira página, certo? Eles se chamam links patrocinados.

 Depois de todo esse planejamento é a hora de mensurar seus resultados e saber se a sua estratégia está funcionando. Para mensurar você pode usar duas formas, através de uma pesquisa de satisfação ou através do cálculo do ROI (Retorno sobre Investimento).

Pesquisa de Satisfação: Te ajuda a avaliar a satisfação do paciente em relação aos serviços prestados como: atendimento, valor da consulta etc.

Calcular ROI: Já o ROI aponta se as suas estratégias estão gerando resultado financeiro ou não.

Independente de qual mensuração você vai usar, as duas mostram onde é preciso fazer alteração. É recomendado que a análise dos resultados seja feita mensalmente, e trimestralmente reavaliando o planejamento de Inbound Marketing, para conseguir colocar em práticas os ajustes necessários para que você alcance o seu objetivo.

Para que um bom trabalho de Inbound Marketing dê resultado, é importante atenção e dedicação. Então, se você quer montar a sua própria equipe, é importante que saiba que irá precisar de um jornalista, um designer, um programador e outros profissionais capacitados para trazer resultados.

Antes de contratar várias pessoas, para montar a sua equipe, considere o método mais eficiente e barato que é contratar uma agência de Inbound Marketing para saúde, pois, assim você e a sua equipe poderão se dedicar aos seus pacientes integralmente.

Dica da Gsaúde: Escolha com calma! Escolha aquela que mais parece ser adequada ao seu objetivo e que pareça mais promissora para alcançar os seus resultados com excelência. Em caso de dúvida, venha bater um papo conosco, estamos à disposição para compartilhar nossas experiências de Inbound marketing para a saúde.

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