Marketing para saúde: Qual o orçamento e como mensurar?
Dr (a), se você já se interessou por marketing com certeza já enviou uma mensagem parecida como essa para alguma agência:
“Olá meu nome é Fulano, sou cardiologista e gostaria de um orçamento para o desenvolvimento de site e para gerenciamento de mídias. Quero aumentar o número de pacientes na clínica. Aguardo. Obrigado (a). ”
Recebemos muitas mensagens assim e ficamos muito felizes, pois significa que existe um crescente número de interessados na área da saúde que querem aumentar seus resultados por meio do marketing.
Hoje o relacionamento é totalmente diferente de alguns anos atrás, hoje as pessoas buscam a informação quando desejam e de qualquer lugar, isso mostrou aos profissionais da saúde que é preciso estar preparado para atender essas pessoas.
Mas, antes de tudo é preciso planejar, pensar nas ações estratégicas que façam com que a clínica ou consultório estejam onde o público estiver, sem que a presença seja persistente ou que incomode seu potencial paciente.
Para isso, existe dois caminhos: elaborar o planejamento sozinho ou ter o apoio de uma agência de marketing especializada em Inbound Marketing para a área da saúde. Pensando na primeira forma, as vezes planejar as ações sem o suporte de uma agência pode parecer livre de custos, mas na verdade não é, pois é preciso investir tempo, conhecimento e experiência para executar todo o projeto.
Para te ajudar, separamos algumas dicas de como executar uma estratégia de marketing eficiente:
- Objetivo: defina onde você quer chegar e quando.
- Público-alvo: entenda quem é o seu público, quem te procura, como ele é.
- Estratégias que serão utilizadas: defina e entenda quais as estratégias serão usadas para se alcançar o objetivo.
Esse processo aparenta sem bem simples, mas exige tempo que não deve ser acelerado e nem pular as etapas do processo. Feito isso, agora é só executar as estratégias planejadas para alcançar o maior número de potenciais pacientes. Depois, comece a mensurar os resultados.
A mensuração dos resultados é uma das etapas mais importantes do processo de marketing para a área da saúde, pois para saber se uma campanha está gerando resultados ou não é preciso calcular o ROI (Retorno Sobre Investimento), CAC (Custo de Aquisição do Cliente), Lifetime Value (LTV), taxa de conversão e a Pesquisa de Satisfação do Cliente e outras métricas que te orientarão para futuras campanhas.
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