3 benefícios da humanização do atendimento

 

3 benefícios da humanização do atendimento

Hoje em dia, cada vez mais clínicas vêm adotando uma abordagem mais humanizada ao atender seus pacientes. Esse tipo de atendimento visa combater a mecanização das relações entre o profissional e cliente, eliminando a barreira que impede ambos de terem uma relação mais amigável e afetiva.

A humanização na saúde é a fusão dos conhecimentos técnicos do profissional com o comportamento mais ético possível, o que sempre causa uma boa impressão já que os pacientes costumam estar em um momento de fragilidade.

Mas como oferecer um atendimento humanizado e quais são seus benefícios? Neste ARTIGO falaremos sobre os três principais.

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Dar atenção para tudo que o paciente tem a dizer é o mínimo que se espera de um atendimento humanizado, mas também é necessário demonstrar empatia. O profissional precisa entender a situação como um todo e buscar não só a melhor solução para os problemas apresentados pelo paciente, mas a que se encaixa melhor de acordo com suas características e preferências.

Essa leveza e bem-estar característicos da humanização irão construir um vínculo do paciente com o estabelecimento e garantir uma fidelização com os clientes. O nome da clínica e do profissional serão lembrados e recomendados, o que contribui com a expansão dos negócios.

Esse é o principal sinal de que o atendimento humanizado está sendo feito corretamente. Quanto mais pessoas procurarem a clínica por indicação, mais pacientes estão saindo satisfeitos.

Incentiva o coração

Um tratamento empático e amigável não deve ser exclusivo para os pacientes. Isso engloba todos os funcionários, que também merecem ser bem tratados. Uma comunicação interpessoal positiva entre toda a equipe, independente do cargo ou da função, é essencial para obter bons resultados.

Essa abordagem melhora o trabalho em equipe e motiva os funcionários a darem o seu melhor sempre, tornando daquele um excelente lugar para trabalhar.

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Facilita os tratamentos

Oferecer um atendimento humanizado é o passo inicial para facilitar qualquer tipo de tratamento. Muitas pessoas são resistentes aos tratamentos propostos pelos médicos por diversas razões, sendo o medo ou a desconfiança as mais comuns.

Quando o profissional demonstra que se importa com o paciente, ele o deixa mais confortável e seguro, sendo mais fácil de convencê-lo a levar o tratamento proposto adiante. O paciente passa a levar mais a sério tudo que é dito pelo doutor e seguirá suas recomendações com mais empenho.

Facilita os tratamentos

Conhecendo os benefícios, resta saber como um estabelecimento médico pode oferecer um atendimento humanizado para seus pacientes. Esse é um processo que exige muito planejamento e uma equipe bem treinada, pois todos precisam estar em sintonia para que a abordagem seja bem-sucedida.

O principal está na comunicação dos atendimentos presenciais. O profissional precisa falar de maneira branda, mantendo contato visual e sendo sempre sincero sobre a condição do paciente. Deixar a linguagem técnica de lado e explicar tudo de uma maneira mais simples de ser entendida é muito importante para o paciente se sentir a par da situação. As dúvidas dele também importam, então dar espaço para perguntas e responder todas pacientemente também faz parte do processo.

Graças à tecnologia de hoje, os médicos podem acompanhar seus pacientes à distância e manter contato por diversos recursos virtuais e online. Esse é um diferencial que dá ainda mais credibilidade para o estabelecimento e seus profissionais.

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