7 dicas imperdíveis de Marketing Médico

Você provavelmente já ouviu falar de marketing médico, mas você sabe o que é indispensável para o sua clínica crescer? Vamos te contar!

Para manter-se ativo no mercado, é preciso se adaptar às demandas dos consumidores atuais, o que pode ser conquistado por meio de estratégias de marketing. O marketing médico permite estabelecer uma comunicação assertiva com o paciente, desenvolvendo uma relação de confiança e ganhando autoridade na área de atuação.

No entanto, para que o marketing médico seja eficaz e possa trazer os resultados almejados, é preciso investir na abordagem correta. Para ajudar você a dar o primeiro passo, abaixo separamos 7 dicas que com certeza ajudarão a sua clínica a atingir esse objetivo, confira:

Conheça bem o seu público-alvo

Para que o marketing seja eficiente, antes de tudo é necessário conhecer bem o seu público-alvo, pois isso proporciona uma comunicação assertiva e aumenta a credibilidade do que é informado. Quanto mais específica e direcionada for a comunicação, mais efetivos serão os resultados das ações de marketing.

Portanto, saiba o máximo de detalhes possíveis sobre as preferências, desejos e comportamentos dos clientes.

Invista nas redes sociais

Por ser uma ferramenta de resposta instantânea, quando sentimos dor ou algum incômodo, é muito comum recorrermos à internet para procurar um médico confiável para investigar a condição.

Desta forma, estar presente nas redes sociais é fundamental para o marketing médico, pois é onde são prospectados possíveis pacientes. O Facebook e o Instagram, por exemplo, estão entre as redes sociais mais utilizadas no Brasil e atuam como um poderoso canal de comunicação.

Tenha uma identidade visual marcante

Quando se trata de marketing médico, possuir um site é considerada uma estratégia obrigatória. É fundamental compor um projeto completo que estabeleça a identidade visual da clínica para torná-la referência no segmento. Um bom site inspira confiança e seriedade no seu trabalho!

Defina os objetivos e estratégias

Não basta ter apenas um site bonito no ar, ele precisa ter conteúdo para suscitar o interesse dos pacientes e gerar leads. Portanto, para que as ações de marketing sejam efetivas, um bom planejamento faz toda a diferença.

É fundamental montar um calendário editorial para realizar estratégias adequadas para cada tipo de mídia utilizada e estabelecer objetivos para, por fim, obter o resultado esperado. Elabore um cronograma de atividades e publicações que abordem temas relevantes e informativos, mantendo todas as mídias atualizadas.

Domine o SEO

Segundo dados da imForza, 75% dos usuários da internet nunca clicam em resultados após a primeira página, o que revela o quão importante é ter o seu site entre os primeiros resultados da pesquisa. Uma das técnicas mais eficazes para atingir esse objetivo é o SEO!

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas e ações que possui o objetivo de melhorar o ranqueamento do site ou das suas páginas nos mecanismos de busca, gerando tráfego orgânico e autoridade para o cliente.

Em caso de dúvida, consulte o Manual de Publicidade Médica!

“Afinal, como saberei o que posso ou não abordar nas publicações médicas?”

Ainda que os conteúdos sejam comumente publicados em redes sociais, há regras e limites que devem ser seguidos. O CFM (Conselho Federal de Medicina) junto ao CODAME (Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos) elaboraram normas de publicidade médica para que a prática fosse regulamentada, produzindo o Manual da Publicidade na Medicina. É fundamental que o médico leia o manual antes de fazer qualquer publicação!

Leia também nosso artigo com as normas resumidas do Manual de Publicidade Médica

Uma agência especializada faz toda a diferença

Parece um pouco complicado gerir tudo isso, não é? Mas calma! Você pode contar com a ajuda de uma equipe formada por especialistas em marketing digital que atuam diretamente com marketing médico para administrar estratégias e campanhas que garantam resultados efetivos.

A Gsaúde tem a missão de ajudar médicos e profissionais da saúde a se tornarem referências em suas especialidades com metodologias de marketing eficientes para criar um fluxo de crescimento e amadurecimento do relacionamento das clínicas com seus pacientes. Clique aqui e confira nossos cases!

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